Os 4 grandes nichos de mercado e como escolher o seu.

O que é nicho de mercado? Quais os principais? Preciso ter um nicho de mercado? Como saber qual o melhor? Como definir o meu?

Calma. Neste artigo vamos esclarecer todas essas dúvidas para você que está começando no universo do empreendedorismo e marketing digital.

 

O que é?

Para começar, vamos entender o conceito de nicho de mercado. Só assim poderemos perceber sua importância dentro da estratégia que você vai adotar no seu negócio.

Nicho é uma parcela de um mercado consumidor em que os compradores compartilham desejos e necessidades específicas.

Parece simples porque é simples. Mas muita gente se complica justamente por não dar importância a esse “detalhe”.

Como assim?

Ora, se você tem um negócio de comida saudável e não se preocupa em entender o seu pública, vai acabar falando com quem não está preocupado em ter uma alimentação mais saudável e não tem interesse no seu produto.

Lembre-se: Nicho é uma parcela de um mercado consumidor em que os compradores compartilham desejos e necessidades específicas. Ou seja, são pessoas com os mesmos desejos, necessidades e geralmente o mesmo comportamento e interesses.

 

Então cabe a você entender esses pontos que definem o público do nicho que você está inserido e se comunicar de forma adequada.

A importância de definir seu nicho

Entender o seu público, seus desejos e necessidades é de fundamental importância para construção da sua linguagem e consequentemente da sua imagem perante essas pessoas.

Estamos vivendo a era do conteúdo e as pessoas estão cada vez mais em busca de conteúdo de qualidade. Mas só entrega qualidade quem realmente entende seu nicho.

Quanto mais sua comunicação estiver em sintonia com o perfil do consumidor do seu nicho, mais você terá afinidade com sua audiência e ela irá te reconhecer como autoridade naquele meio.

 

Os 4 grandes Nichos

Agora que você já entendeu o que é nicho e qual a importância de definir bem o seu, vou te apresentar os 4 grandes nichos explorados hoje no marketing digital.

Relacionamento: Nicho que engloba produtos destinas a conquistas, casamento, relacionamento intrapessoal.

Dinheiro e negócios: Como ganhar dinheiro seja através de investimentos, aplicações ou montando o seu próprio negócio e produtos voltados ao desenvolvimento de carreiras.

Saúde e bem estar: Tudo aqui relacionado a saúde física e mental como dietas, exercícios. Meditação e outros.

Hobby e estilo de vida: Produtos como curso de desenho, costura ou outros produtos que te ajudam no seu hobby.

Dentro desses nichos existem os subnichos que são aquelas parcelas de consumidores com interesses ainda mais específicos.

Por exemplo, dentro do nicho de Saúde e Bem Estar temos os subnichos Musculação e Emagrecimento que apesar de estarem dentro de Saúde não têm necessariamente a mesma linguagem.

De forma ainda mais específica, temos dentro de musculação para mulheres e musculação para mulheres que acabaram de ter filho.

Quanto mais nichado for o seu negócio, menor é o público potencial, mas normalmente mais qualificado e afinado com o seu conteúdo ele é.

Pensando assim, quantos subnichos inexplorados estão aí esperando uma autoridade se formar?

Como escolher o seu nicho

E como você faz para escolher o seu?

Para ter sucesso dentro de um nicho de mercado, você deve levar 5 pontos em consideração:

  1. O que tenho interesse e me imagino fazendo por muitos anos?
  2. Qual a habilidade / conhecimento que posso usar para isso?
  3. Qual conhecimento devo buscar para isso?
  4. Isso que quero fazer dá retorno financeiro?

Quando você decide trilhar um caminho e construir algo seu, espera-se que dure por longos anos. Então, não adianta focar em algo que você não gosta e nem tem interesse em aprender.

Procure sempre pelo que você tem afinidade e habilidade. Quando ainda faltar a habilidade, decida por algo que lhe der prazer em aprender.

Com esses requisitos atendidos, agora é saber se o nicho escolhido vai te dar retorno financeiro. Não adianta ter realização pessoal se você não consegue pagar as contas.

Para isso, as redes sociais e o Google são seu aliado. Nada melhor que uma boa pesquisa para saber o grau de interesse que o público tem no nicho escolhido. Veja que está anunciando e qual a reação das pessoas.

No mais, desejo grande sucesso na sua caminhada e lembre-se que você não está sozinho. Aproveite para ver outros conteúdos do nosso Blog e siga o Código Empreender nas redes sociais.